Estreantes enfrentam desafio extra na segunda etapa do MOTO1000GP em Curvelo

Autódromo Internacional Curvelo MG
A adaptação ao traçado longo e técnico será o principal dificuldade para pilotos que não conhecem a pista

A temporada 2024 do MOTO1000GP chega à sua segunda etapa no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), entre os dias 24 e 26 de maio. Com 4.420 metros, é a pista mais longa em atividade no Brasil, apresentando um desafio significativo aos pilotos, especialmente para aqueles que nunca correram no traçado mais técnico da temporada.

O Circuito dos Cristais tem sete curvas à direita, 11 à esquerda e um desnível de 31 metros, exigindo preparação física devido à sua complexidade e às condições climáticas esperadas para os dias de atividades de pista: tempo quente e seco, com altas temperaturas. A pista é de média velocidade e possui voltas longas, onde na categoria GP1000, a mais rápida do campeonato, o tempo da volta mais rápida de 2023 foi de 1min54s420, atual recorde.

Além de suas características técnicas, que incluem muitas curvas, desníveis, uma reta de 840 metros e vários pontos de ultrapassagem, o circuito também é reconhecido por suas amplas áreas de escape e caixas de brita, tornando-o um dos mais seguros do país. No entanto, para os pilotos que ainda não tiveram a oportunidade de competir em Curvelo, esses elementos representam desafios únicos e formidáveis.

“Vai ser um final de semana desafiador, já que o trabalho para a gente vai ser redobrado. Eu, que não conheço a pista, não tenho as referências e as sensações do circuito, vou precisar construir isso do absoluto zero,” comenta Mauriti Jr., piloto da Cesar Barros Racing, que compete pela GP1000. “Mas estou super animado porque gosto desse tipo de desafio. Me adapto muito fácil e sempre gostei de andar em circuitos onde preciso descobrir as coisas. Acaba sendo muito prazeroso para mim, então tenho certeza que vai ser um final de semana de resultados muito positivos”, concluiu.

O circuito também é novidade para Marcos Fortunato, que está na categoria 600 Light pela Sport Plus Racing. Marcos acredita que a etapa não será fácil. “Acho que vai ser uma etapa bem difícil, pois a maioria dos pilotos já conhecem a pista. Tentarei ser competitivo , mas vencer acho que vai ser bem difícil. Se conseguir um pódio já saio de lá bem feliz”, pontuou.

O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato tem o patrocínio da Yamaha, Motul, Pirelli e LS2, e o apoio da Revista Duas Rodas. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP e no Canal BandSports.

Credenciamento de Imprensa
Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram