Sábado (25) quente, na casa dos 30 graus célsius no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG). Em uma das pistas mais técnicas da temporada, com 18 curvas que exigem demais dos pilotos, foi do argentino Ramiro Gandola, da equipe Agem Racing a vitória na terceira corrida do ano na principal categoria do MOTO1000GP. O pódio foi completado pelo piloto paranaense Joelsu Mitiko, da Softtek Dezero, na segunda colocação e de outro argentino, Agustín Donatti, da PRT, na terceira colocação.
Antes de pegar seu troféu de vencedor, Gandola fez questão de agradecer a equipe. “Estou muito feliz, a equipe trabalhou demais para esta vitória, mas temos que pensar no campeonato, porque o ano é longo. Precisamos melhorar algumas coisas para a corrida de domingo”, alertou o piloto que concluiu: “Quero agradecer a Deus e aos patrocinadores, porque essa é uma pista muito difícil, e exige demais de todos os pilotos”, finalizou.
Quem estava visivelmente emocionado foi o outro argentino, Agustin Donatti, terceiro colocado na prova deste sábado, que correu pela primeira vez no Brasil. “Eu não tenho palavras para agradecer a todos porque foi muito trabalho para entrar na pista e poder estar aqui correndo hoje. Quero agradecer demais a toda a equipe e aos que me ajudaram a estar aqui”, frisou.
Na pista
Ramiro Gandola entrou na pista puxando a primeira fila à frente de Mitiko e Donatti, e em busca de quebrar seu próprio recorde, conquistado no ano passado, quando cravou 1min54s420, com uma média de velocidade de 113 km/h. Com a pista quente e exigindo demais dos pilotos, Gandola fez a melhor volta, com o tempo de 1min56s057, longe de seu recorde, mas o suficiente para abrir quase 5 segundos na chegada para o segundo colocado.
Logo na largada, Joelsu Mitiko colocou pressão no líder, mas foi Agustin que aproveitou a disputa entre os dois e assumiu a ponta. Mitiko aproveitou a movimentação dos líderes e acompanhou os dois argentinos na disputa pela liderança, com os três primeiros andando no mesmo ritmo, puxando o pelotão.
Já na terceira volta, Gandola acertou o seu traçado e colocou quase dois segundos em cima dos concorrentes, deixando a disputa mais intensa pela segundo colocação, tendo como personagens Mitiko, Agustín e Mauro Passarino.
Com uma estratégia em manter a pressão e buscar a quebra do seu próprio recorde, Gandola cruzou a linha de chegada com boa vantagem, selando a disputa de forma direta pelo título desta temporada do MOTO1000GP.
Na categoria 1000 EVO, Julio Fortunado, da equipe Sport Plus Racing venceu, seguido de Peri Cunha, Softtek Dezero, em segundo, e Gleidson Babinha, que defendo o time da Motobel Brothers, em terceiro. Na 1000 Light a vitória ficou com Diego Hilel (Seubet Prt), seguido de Eduardo Marques.
Já na categoria 1000 Master, Pedro Lins, piloto da Centermoto Racing, cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido de Pablo Nunes, Seubet Prt, em seguindo e com Luiz Ferraz, Team Brasil, fechando o pódio.
GP 1000/1000 Evo/ 1000 Light/ 1000 Master
(Resultado deste sábado após 9 voltas)
1º) Ramiro Gandola (BMW/GP1000), Agem Racing, com o tempo de 20min08
2º) Joelsu Mitiko (BMW/GP1000), Softtek Dezero, a 4s965
3º) Agustín Donatti (Yamaha/GP1000), Prt, a 9s772
4º) Mauro Passarino (BMW/GP1000), Bg Race Team, a 9s852
5º) Mauriti Jr (Ducati/GP1000), Cesar Barros Racing, a 37s382
6º) Diego Hilel (Yamaha/1000 Light), Seubet Prt, a 39s182
7º) Pedro Lins (BMW/1000 Master), Centermoto Racing, a 42s116
8º) Julio Fortunato (BMW/1000 EVO), Sport Plus Racing, a 53s076
9º) Peri Cunha (BMW/1000 EVO), Softtek Dezero, a 58s617
10º) Gleidson Babinha (BMW/1000 EVO), Motobel Brothers, a
11º) Eduardo Marques (Honda/1000 Light), Motobel Brothers, a 60s771
12º) Pablo Nunes (Yamaha/1000 Master), Seubet Prt, a 72s790
13º) Daw Pereira (BMW/1000 EVO), Cesar Barros Racing, a 73s046
14º) Luis Ferraz (BMW/1000 Master), Team Brasil, a 74s799
15º) Michel Abboud (Kawasaki/1000 Master), Norte Minas Racing Team, a 99s448
Melhor volta: Gandola, com 1min56s057
A prova deste domingo (26) da GP1000 será às 12h05, com 13 voltas, e completará a rodada dupla da 2ª etapa do campeonato. O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato tem o patrocínio da Yamaha, Motul, Pirelli e LS2, e o apoio da Revista Duas Rodas. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP e no Canal BandSports.