Troca programada de óleo das motos da Motul 300V Cup é realizada no GP Goiânia

Diferente de outras categorias, todas as motos MOTUL 300V CUP são iguais. Após manutenção pré-temporada, vistoria e aferição no dinamômetro, as motos foram entregues aos pilotos e equipes, que são responsáveis pela revisão e manutenção da moto, que deve ser apresentada em condições de corrida no processo de vistoria realizado em todas as etapas.

Para garantir a paridade, todas as motos são lacradas; desde filtro de óleo e bujão do cárter, até módulo de injeção de combustível. Os lacres numerados são controlados pela organização para barrar alterações fora de regulamento.

A seleção do lubrificante oficial da categoria foi feita para manter o alto nível de disputa na pista. O MOTUL 300V foi escolhido para ser utilizado durante toda a temporada, já que permite que os pilotos consigam explorar o máximo desempenho do motor na pista, sem comprometer a confiabilidade e resistência ao desgaste.

Durante o GP Goiânia, terceira etapa do MOTO1000GP, foi realizada a troca programada de óleo das motos da categoria GP300/Motul 300V Cup. A operação ocorreu na sexta-feira, dia 12, após o terceiro treino livre.

A equipe técnica do MOTO1000GP, em conjunto com a multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, e um representante técnico da marca, supervisionou todo o processo. O óleo fornecido foi o Motul 300V, que dá nome à categoria, para todas as motos participantes. 

“A saúde das motos e do lubrificante é acompanhada em todas as etapas a partir da coleta de amostras que são realizadas junto às equipes em parque fechado. A análise dos resultados funciona como um exame de sangue da categoria, onde podemos explicar algum acontecimento em pista ou antecipar problemas mecânicos.” diz Caio Freitas, Engenheiro de Aplicações da Motul Brasil. “A troca realizada acontece de modo preventivo para seguirmos com o cumprimento do calendário de acompanhamento previsto no início do ano” completa Caio.

A troca foi realizada pelas equipes responsáveis pela manutenção das motos, com acompanhamento no processo de deslacre, troca e novo lacre. O procedimento, que visa garantir a segurança e o desempenho das motos na competição, estava previsto em regulamento.