Gandola vence a corrida principal da quarta etapa da GP1000 em Cascavel

Piloto argentino venceu a corrida no Autódromo Internacional Zilmar Beux, que marcou a metade do campeonato

Após conquistar o terceiro lugar na primeira corrida da GP1000 no sábado (17), o domingo (18) marcou o retorno de Ramiro Gandola ao lugar mais alto do pódio, mantendo a liderança do campeonato na principal categoria do MOTO1000GP. A etapa de Cascavel (PR), a quarta da temporada do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, marca o fim da primeira metade da temporada.

Apesar dos mais de 30ºC registrados nos termômetros, a torcida compareceu em peso ao Autódromo Internacional Zilmar Beux para assistir de perto às corridas. Na pista, os pilotos superaram o calor e deram um show para os espectadores. “Trabalhamos muito pela vitória neste fim de semana. Largamos muito bem e imprimimos um ritmo forte, apesar do intenso calor na pista. O importante é que essa vitória soma pontos para o campeonato”, destacou o argentino Gandola, piloto da Agem Racing.

Quem “atrapalhou” a vida dos argentinos neste domingo, após o domínio deles no sábado, foi o brasileiro Theo Manna, piloto da Camargo Bioleve Racing, que adotou uma estratégia específica para essa corrida. “Procurei manter o ritmo e acompanhar de perto a ‘briga’ dos líderes para conseguir ter equipamento no final da prova. Estava muito calor e tive problemas de superaquecimento no sábado, então deixei para acelerar mais forte no final”, confidenciou ele. “Trabalhamos duro, e o trabalho duro rende frutos. Estou muito feliz e quero agradecer a todos que nos ajudam a estar na pista”, acrescentou.

Outro argentino no pódio foi Luciano Ribodino, que conquistou a terceira colocação após uma corrida de recuperação, pois na largada chegou a cair para a sétima posição. O piloto da Team Spoiler retornou ao MOTO1000GP nesta temporada, depois de ter conquistado o bicampeonato nos anos de 2012 e 2013. “Cometi um erro na largada e perdi várias posições, então foi uma corrida de recuperação para mim. Apesar do calor, o equipamento respondeu bem e conquistamos este pódio para todos aqueles que me apoiam”, disse Ribodino. Ele ainda foi o autor da volta mais rápida do dia na categoria, com 1min02s641.

As outras categorias que compõem o grid principal também conheceram seus vencedores. Na 1000 EVO, Júlio Fortunato, da Sport Plus Racing, liderou o pódio, seguido por Ricardo Fox, da Bieffe Racing Team, e Gleidson Babinha, que defende as cores da Motobel Brothers. Na 1000 Light, Diego Hillel, da Seubet Prt, repetiu o feito da corrida de sábado, levando mais um troféu de primeiro lugar para casa. Em segundo ficou o piloto da Sport Plus Racing, Wesley Lima, à frente de Eduardo Marques, também da Motobel Brothers. Já na Master, o lugar mais alto ficou com Luiz Ferraz, da Team Brasil, com Ricardo Mais Brasil, da Moto3racing Team, e Fernando Negão, da Lambreta Participações, completando o pódio.

A Corrida

A alta temperatura não foi barreira para os pilotos acelerarem forte. Logo na largada, eles mostraram que a corrida seria intensa. O argentino Mauro Passarino, que largou na pole, aproveitou a vantagem para tentar se distanciar do restante do pelotão. Gandola, segundo no grid, acompanhou seu compatriota. Já Ribodino, que fechava a primeira fila, não largou bem, caindo várias posições no grid. Melhor para Joelsu Mitiko, que assumiu o lugar entre os ponteiros e fez uma prova bastante forte.

O calor intenso na pista, na metade da corrida, fez os pilotos preservarem o equipamento para a parte final das disputas. Com Gandola se distanciando do segundo pelotão, as disputas ficaram entre Brasil e Argentina, com Agostin Donatti segurando os ataques do londrinense Mitiko, e com Passarino, Ribodino e Theo Manna na mesma toada.

Na parte final da corrida, que teve 19 voltas, as disputas entre Donatti, Passarino e Ribodino se intensificaram, com Manna chegando cada vez mais forte. Na busca pelo limite, Passarino acabou saindo da pista, deixando o caminho livre para Ribodino e Manna. Já na última volta, Theo Manna usou tudo o que tinha e pressionou Ribodino, conquistando o segundo lugar, pouco mais de cinco segundos atrás de Ramiro Gandola.

MOTO1000GP – GP Cascavel – GP1000/1000 Light/1000 EVO/1000 Master
(Resultado da prova deste domingo após 19 voltas)
1º) Ramiro Gandola (BMW/GP1000), Agem Racing, 19 voltas em 20min04s785
2º) Theo Manna (Kawasaki/GP1000), Camargo Bioleve Racing, a 5s829
3º) Luciano Ribodino (BMW/GP1000), Team Spolier, a 6s107
4º) Agustin Donatti (BMW/GP1000), Softtek Dezero, a 6s141
5º) Joelsu Mitiko (BMW/GP1000), Softtek Dezero, a 8s124
6º) Mauro Passarino (BMW/GP1000), Bg Race Team, a 10s952
7º) Mauriti Jr (Ducati/GP1000), Cesar Barros Racing, a 23s137
8º) Julio Fortunato (BMW/1000 EVO), Sport Plus Racing, a 39s367
9º) Ricardo Fox (BMW/1000 EVO), Bieffe Racing Team,  a 58s813
10º) Diego Hilel (Yamaha/1000 Light), Seubet Prt, a 59s737
11º) Gleidson Babinha (BMW/1000 EVO), Motobel Brothers, a 59s760
12º) Luis Ferraz (BMW/1000 Master), Team Brasil, a 1 volta
13º) Wesley Lima (Kawasaki/1000 Light), Sport Plus Racing, a 1 volta
14º) Ricardo Mais Brasil (Ducati/1000 Master), Moto3racing Team, a 1 volta
NÃO COMPLETARAM
Eduardo Marques (Honda/1000 Light), Motobel Brothers,
Marcelo Miarelli (Ducati/1000 Light), Softtek Dezero,
Fernando Negão (Kawasaki/1000 Master), Lambreta Participações,
Melhor volta: Luciano Ribodino, 1min02s641, na 5ª volta, média de 173,160km/h

A quinta etapa do campeonato será no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), entre os dias 14 e 15 de setembro. O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato tem o patrocínio da Yamaha, Motul, Pirelli e LS2, e o apoio da Revista Duas Rodas. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no canal BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação.