Rodrigues vence segunda corrida da GP300/Motul 300V Cup em Curvelo

Por "um pelinho" em uma chegada apertada, piloto da DRT Racing Team leva a melhor e vence prova da categoria

Um piscar de olhos leva, em média, duzentos milésimos de segundo. A distância entre Cauã Rodrigues e Cauã Rocha, companheiros na equipe DRT Racing Team, foi ainda menor: apenas 17 milésimos de segundo. Marcada pela similaridade entre as motos, a categoria GP300/Motul 300V Cup sempre reserva grandes emoções para os amantes da motovelocidade que acompanham o MOTO1000GP.

“Foi por um ‘pelinho’ que eu não consegui a vitória”, lamentou Cauã Rocha, segundo colocado. “Mas gostei muito da corrida. Consegui manter a estratégia, andar forte. Todos os pilotos desta categoria têm evoluído muito, e o importante é que conseguimos somar pontos importantes para o campeonato”, completou.

Para o vencedor, o “dia foi perfeito”. “Estou muito feliz porque a equipe trabalhou bastante e entregou uma moto excelente. Eu estava muito confiante hoje, tanto com o equipamento quanto com meu desempenho nesta pista, que é bastante desafiadora. Agora, vamos focar na próxima etapa, em Cascavel (PR), para manter o bom trabalho”, afirmou Cauã Rodrigues.

Competitivo como sempre, Heitor Ourinho, piloto da equipe PRT e terceiro colocado na corrida deste domingo (15), lamentou seu desempenho. “Sempre entro na pista para vencer. Eu tinha certeza de que ganharia esta”, disse ele, que foi o segundo colocado na primeira corrida do sábado. “Agora, é pensar na vitória na próxima corrida”, garantiu.

Na GP300 Master, categoria que integra o grid, a vitória foi de Vladimir Correa. O piloto da equipe Fascineli Racing liderou o pódio, que contou com Júnio Bereta, da Dezero Racing, na segunda colocação, e Thiago Gonçalves, da Team Brasil, em terceiro.

Na Pista

Com 4.420 metros de extensão e 18 curvas, o Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), é uma das pistas mais desafiadoras da temporada do MOTO1000GP. Um grande teste para os pilotos da GP300/Motul 300V Cup, categoria de entrada para o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.

“O legal desta categoria é que as motos são 100% parecidas, em peso e potência. É a primeira vez que largo na primeira fila, e isso nos anima para uma boa corrida”, disse Leo Henry, da BG Race Team, antes da largada. Para Vladimir Correa, experiente piloto que lidera a GP300 Master, a estratégia seria acompanhar de perto os mais jovens. “Não se pode perder o vácuo. A estratégia é sempre largar bem e acelerar forte para manter o ritmo”, explicou.

A categoria também se destaca pela inclusão de mulheres no grid, como Helena Oregana, que também defende as cores da BG Race Team. Ela falou à reportagem do MOTO1000GP antes da corrida: “Minha estratégia é sempre largar bem. Eu procuro as brechas, vejo onde fica mais fácil para ultrapassar e abrir, mas sempre com segurança, para voltar bem para casa”, disse ela.

Com uma largada bastante movimentada, Rocha tentou ultrapassar Rodrigues, que rapidamente deu o troco e retomou a liderança, enquanto Leo Henry e Heitor Ourinho disputavam curva a curva o terceiro lugar, acompanhados pelo argentino Facundo Medina, da BG Race Team, e Fabrício Zamperetti, da DRT Racing Team.

Com uma pilotagem agressiva desde o início, Cauã Rodrigues se manteve na ponta, tentando abrir vantagem, com Cauã Rocha em sua cola. Logo na segunda volta, Ourinho, que vinha forte, marcou até então a volta mais rápida, com 2min09s873. Na metade da corrida, a estratégia da maioria dos pilotos ficou clara: manter a posição e poupar equipamento para o final. Mas na ponta, a disputa foi intensa. Na quinta volta, Rodrigues cravou a volta mais rápida com 2min09s419, mas Cauã Rocha não deixou barato e fechou a volta mais rápida da corrida com 2min08s993.

As maiores emoções ficaram reservadas para a última volta, quando começaram os ataques em todos os pelotões. Rodrigues e Rocha, desprendidos do segundo pelotão por mais de 8 segundos, travaram sua batalha particular. Melhor para Rodrigues, que, por menos de um “piscar de olhos” — apenas 17 milésimos de segundo —, garantiu a vitória na segunda prova da categoria no traçado mineiro.

A sexta etapa do MOTO1000GP acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro, em Cascavel, Paraná. A Motul 300V Cup é a categoria de 300cc subsidiada pela multinacional francesa Motul, especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia.

MOTO1000GP – GP Curvelo – GP300/Motul 300V Cup/Motul 300V Cup Master
(Resultado da prova deste domingo, após dez voltas)
1º) Cauã Rodrigues (GP300/Motul 300V Cup), DRT Racing Team, 10 voltas em
2º) Cauã Rocha (GP300/Motul 300V Cup), DRT Racing Team, a 0s017
3º) Heitor Ourinho (GP300/Motul 300V Cup), PRT, a 13s155
4º) Léo Henry (GP300/Motul 300V Cup), BG Race Team, a 15s001
5º) Facundo Medina (GP300/Motul 300V Cup), BG Race Team, a 16s999
6º) Vladimir Correa (GP300/Motul 300V Cup Master), Fascineli Racing, a 20s582
7º) Fabrício Zamperetti (GP300/Motul 300V Cup), DRT Racing Team, a 21s019
8º) Junio Bereta (GP300/Motul 300V Cup Master), Dezero Racing, a 1min22s627
9º) Simon Brun (GP300/Motul 300V Cup), DRT Racing Team, a 1min27s572
10º) Thiago Gonçalves (GP300/Motul 300V Cup Master), Team Brasil, a 1min28s766
11º) Helena Oregana (GP300/Motul 300V Cup), BG Race Team, a 1min29s003
12º) Ayres Filho (GP300/Motul 300V Cup Master), Ayres Filho, a 1min32s113
13º) Junio Nascimento (GP300/Motul 300V Cup Master), a 1min32s563
14º) Tiago Crespo (GP300/Motul 300V Cup Master), DRT Racing Team, a 1min34s390
15º) Nathalia Ochoa (GP300/Motul 300V Cup), Chaco Vivo Racing, a 1min36s934
16º) Elton Azevedo (GP300/Motul 300V Cup Master), 212 Race Garage, a 1min47s338
17º) Alexandre El Toro (GP300/Motul 300V Cup Master), Team Brasil, a 2min05s601
NÃO COMPLETARAM
Evandro Lima (GP300/Motul 300V Cup Master), PRT
Mariana Bubulla Francatto (GP300/Motul 300V Cup), Bieffe Racing Team
Melhor volta: Cauã Rocha, na 7ª, com 2min08s993, média de 122,266  km/h.

O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Motul, Pirelli e LS2, além do apoio da Revista Duas Rodas. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional, e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação.