Vitória de Gandola na GP1000 no MOTO1000GP

Piloto argentino venceu as duas corridas da categoria no fim de semana do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade em Cascavel (PR)

Um fim de semana perfeito para o argentino Ramiro Gandola. O piloto da Agem Racing dominou a sexta etapa, realizada no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná, e venceu as duas corridas, conquistando por antecipação o título de Campeão Brasileiro de Motovelocidade. Mauro Passarino, que representa as cores da Bg Race Team, e Mauriti Junior, da equipe Cesar Barros Racing, completaram o pódio.

Visivelmente emocionado, Gandola falou sobre o campeonato. “É muita emoção, porque foi muito trabalho ao longo do ano todo. Foi um esforço bastante grande ao longo do campeonato para correr em todas as provas, largar bem e poder conquistar cada vitória. Seguimos tocando forte”, garantiu o argentino.

Já Mauro Passarino, outro argentino no pódio, destacou a dificuldade da pista. “Hoje foi uma corrida mais longa, desgastante, mais difícil. Mas nossa moto estava ótima. Nossa equipe vem trabalhando muito, e estamos na disputa. Eu acredito que é só encaixar alguns detalhes”, afirmou.

Representante brasileiro no pódio, Mauriti Júnior comentou sobre sua estratégia, após seu segundo pódio no fim de semana. “Eu prestei muita atenção na largada para não errar, para poder ficar no pelotão da frente e ter mais chances. No final, conseguimos mais um pódio. Foi um ótimo trabalho, e eu preciso agradecer à equipe e a todos que acreditam em mim”, finalizou.

Teve piloto que comemorou também nas outras categorias que formam o grid da GP1000. Na categoria 1000 Light, vitória de Eduardo Marques, da Motobel Brothers, seguido de Wesley Lima, piloto da Sport Plus Racing. Na 1000 EVO, Julio Fortunato levou a Sport Plus Racing ao primeiro posto do pódio, com Daw Pereira, da Cesar Barros Racing, em segundo. Entre os experientes pilotos da 1000 Master, vitória de Pedro Lins, da Centermoto Racing, com o segundo lugar de Luis Ferraz, que leva as cores da Team Brasil.

Na pista

Puxando o pelotão na largada, Ramiro Gandola manteve o primeiro posto, seguido de perto por Mauro Passarino e Agustin Donatti, com a moto da Castrol/Softtek. Buscando um ritmo forte desde o início, Donatti forçou e ultrapassou Passarino ainda nas primeiras curvas.

Levou quatro voltas para Passarino aproveitar uma brecha de Donatti e reassumir o segundo posto, mas por pouco tempo. Na sexta volta, Donatti teve problemas na sua moto, o que fez o também argentino abandonar a segunda corrida. Enquanto isso, Gandola mantinha a ponta, com Passarino começando a ser ameaçado por Theo Manna. O piloto da Camargo Bioleve Racing vinha em terceiro após o abandono de Donatti.

Na segunda metade da prova, Passarino imprimiu um ritmo forte e chegou a ultrapassar Gandola na nona volta. Com uma tocada constante, o líder do campeonato recuperou a ponta na volta seguinte, onde permaneceu até a bandeirada final.

GP1000 – 1000 EVO – 1000 Master – 1000 Light
(Resultado deste domingo após 19 voltas)
1º) Ramiro Gandola (BMW/GP1000), Agem Racing, em 20min08s581
2º) Mauro Passarino (BMW/GP1000), Bg Race Team, a 0s987
3º) Mauriti Jr (Ducati/GP1000), Cesar Barros Racing, a 8s976
4º) Theo Manna (Kawasaki/GP1000), Camargo Bioleve Racing, a 11s463
5º) Julio Fortunato (BMW/1000 EVO), Sport Plus Racing, a 46s099
6º) Eduardo Marques (Honda/1000 Light), Motobel Brothers, a 1 Volta
7º) Daw Pereira (BMW/1000 EVO), Cesar Barros Racing, a 1 Volta
8º) Pedro Lins (BMW/1000 Master), Centermoto Racing, a 1 Volta
9º) Wesley Lima (BMW/1000 Light), Sport Plus Racing, a 1 Volta
10º) Luis Ferraz (BMW/1000 Master), Team Brasil, a 1 Volta
Não completaram 
Agustin Donatti (BMW/GP1000), Castrol / Softtek
Joelsu Mitiko (BMW/GP1000), Castrol / Softtek
Ricardo Fox (BMW/1000 EVO), Bieffe Racing Team
Melhor volta: Passarino, na 6ª, com 1min02s895 , média de 172,616 km/h.

A sétima das oito etapas da temporada 2024 do MOTO1000GP terá sequência com o GP Pirelli, nos dias 9 e 10 de novembro em Goiânia (GO). O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Motul, Pirelli e LS2, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação.