O MOTO1000GP apresenta novo formato para os fins de semana de corrida na temporada 2025. A partir deste ano, as atividades do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade seguirão um modelo mais tradicional, com treinos livres na sexta-feira, classificatórios no sábado e corridas longas no domingo.
A mudança ocorrerá nas categorias Motul 300V Cup e GP600. A GP1000, principal categoria do campeonato, continuará com duas corridas no fim de semana, sendo uma curta no sábado e uma longa no domingo. O novo formato busca proporcionar mais tempo de preparação para pilotos, equipes e para a organização do MOTO1000GP, permitindo ajustes nas motos e aprimoramento dos tempos de classificação. Além disso, a mudança visa reduzir acidentes.
A Daytona 600 Cup, categoria inédita que integrará o calendário de evento em 2025, também adotará o novo modelo, com exceção da terceira etapa em Interlagos, que terá rodada dupla. A categoria fará sua estreia na etapa de Curvelo (MG), marcada para 17 e 18 de maio. As demais categorias do MOTO1000GP terão a primeira etapa nos dias 5 e 6 de abril em Cascavel, no Paraná.
“O cronograma de atividades de sábado ficava muito apertado, já que não é somente a corrida em si. Temos todos os procedimentos de largada, abertura e fechamento de boxes, além das cerimônias de pódio de cada categoria. Entendemos que estamos indo contra uma tendência mundial, que é a inserção de provas aos sábados, mas estamos adotando o modelo para que todos possam se preparar mais”, pondera Marcus Vinicius Tucano, organizador e diretor de provas do MOTO1000GP.
A categoria Mottu Endurance manterá sua corrida classificatória no sábado e a corrida longa no domingo. Já as categorias Yamalube R3 bLU cRU LA Cup e Talent seguirão com rodadas duplas, mantendo o modelo internacional do projeto que prepara pilotos para a R3 World, dentro do WorldSBK. A Yamaha R15 bLU cRU LA terá sua corrida única no sábado.
O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação.