Gandola mantém ritmo e vence a segunda prova na GP1000 no MOTO1000GP em Curvelo

Calor e desgaste não impediram o argentino da equipe Agem Racing, vencedor da segunda prova da principal categoria

Sol a pino e 34ºC no termômetro. O desafio dos pilotos da GP1000, a principal categoria do MOTO1000GP, foi bem mais que as 18 curvas e o traçado de 4.420 metros de extensão do Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), palco do complemento da quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, neste domingo (15).

Mantendo o ritmo deste fim de semana de corridas no circuito mineiro, Ramiro Gandola dominou a prova de ponta a ponta e conquistou sua segunda vitória na etapa, após subir ao posto mais alto no pódio também na corrida de sábado (14). “Foi uma corrida muito boa, apesar do calor intenso. Estou muito feliz”, confessou o vencedor, que defende as cores da equipe Agem Racing. “Tivemos algumas dificuldades com a parte eletrônica, mas quero agradecer a toda a equipe que trabalhou muito. Agora é seguir trabalhando forte para a próxima etapa. Passo a passo, corrida a corrida, vamos ajustando para buscar o campeonato”, disse o piloto.

A dobradinha argentina no pódio foi completada por Agustin Donatti, segundo colocado na prova deste domingo. Ele também comentou sobre a corrida: “O ritmo estava muito forte e o calor, bastante intenso. Vamos seguir trabalhando para melhorar a cada etapa. Nossa equipe está de parabéns”, frisou o piloto, que defende as cores do time Castrol/Softtek.

Repetindo o resultado conquistado na corrida de sábado, Theo Manna representou o Brasil no pódio da etapa mineira. O piloto da Camargo Bioleve Racing falou sobre a terceira colocação neste domingo: “Para mim, foi um resultado muito bom, mas, claro, ainda temos muito a melhorar. Acabei ‘brigando com o equipamento’ ao longo da corrida, muito por causa do calor e desgaste, mas conseguimos segurar a terceira colocação. Ainda estamos longe do esperado, mas vamos continuar trabalhando”, destacou.

Também foram conhecidos os vencedores das outras categorias que compõem o grid. Na 1000 Light, Diego Hilel, da Seubet Prt, venceu, seguido de Eduardo Marques, piloto da Motobel Brothers, com Júnio César, da Sagrada Moto Racing, em terceiro. Na 1000 EVO, vitória de Ricardo Fox, da Bieffe Racing Team, seguido por Júlio Fortunato, da Sport Plus Racing, e Daw Pereira, da Cesar Barros Racing. Já na categoria 1000 Master, Pedro Lins, da Cesar Barros Racing, subiu ao lugar mais alto do pódio, com Michel Abboud, da Norte Minas Racing Team, em segundo.

Com um calor intenso, os pilotos da GP1000 partiram para as 13 voltas no traçado mineiro com uma estratégia clara: acelerar, manter o ritmo e, ao mesmo tempo, poupar o equipamento para a parte final da corrida.

“Eu creio que o diferencial será mesmo a estratégia. O dia está muito quente e seco. Tem que achar o melhor ritmo sem se desgastar. Quem conseguir dosar isso vai sair com a vitória”, previu o piloto Diego Hilel, líder da categoria GP1000 Light.

Para Theo Manna, a corrida seria realmente intensa: “O Ramiro (Gandola) é referência no primeiro setor, e vou tentar acompanhar ele nisso. A ideia é largar bem e manter o ritmo dos líderes. O negócio é relaxar e se divertir”, frisou. Já o argentino Agustin Donatti previa um grande desafio: “As condições hoje estão difíceis, são muitas voltas e o calor está forte. A equipe fez um ótimo trabalho e nos colocou na frente”, destacou.

Na pista

Na primeira fila, Ramiro Gandola, Agustin Donatti e Theo Manna puxavam a largada. Assim que as luzes se apagaram, Gandola acelerou para se manter na ponta. Donatti viu Joelsu Mitiko sair da quarta colocação e atacar o segundo posto, enquanto Theo Manna ajustava o traçado para se manter entre os líderes. Donatti chegou a assumir a liderança com Gandola logo atrás.

A disputa pela liderança entre os argentinos foi volta a volta. Na abertura da segunda volta, os dois emparelharam na reta de chegada. Melhor para Gandola, que reassumiu a liderança, enquanto Mitiko, piloto de Londrina, se mantinha em terceiro. Mauro Passarino vinha em quarto, seguido por Mauriti Júnior e Theo Manna, que fechavam o primeiro pelotão.

Ainda na terceira volta, Gandola tentava abrir vantagem, mas Donatti não o deixava escapar. Assim, os dois começaram a se distanciar, deixando o segundo pelotão, liderado por Mitiko, em terceiro, com Passarino, Mauriti e Manna mais afastados.

Na segunda metade da prova, o calor começou a pesar. Os pilotos passaram a poupar os equipamentos. Na volta 11, Mauriti Júnior enfrentou problemas e perdeu ritmo, o que permitiu a Theo Manna assumir o terceiro posto, com Mitiko logo atrás, em quarto.

Na última volta, mantendo o ritmo forte, a dupla argentina repetiu o feito de sábado, confirmando mais uma dobradinha na principal categoria da motovelocidade nacional. Theo Manna completou o pódio, levando a bandeira verde e amarela.

MOTO1000GP – GP Curvelo – GP1000/1000 Light/1000 EVO/1000 Master
(Resultado da prova deste domingo após 13 voltas)1º) Ramiro Gandola (BMW/GP1000), Agem Racing, 13 voltas em 25min08s164
2º) Agustin Donatti (BMW/GP1000), Castrol/Softtek, a 1s876
3º) Theo Manna (Kawasaki/GP1000), Camargo Bioleve Racing, a 18s959
4º) Joelsu Mitiko (BMW/GP1000), Castrol/Softtek, a 22s868
5º) Mauro Passarino (BMW/GP1000), Bg Race Team, a 40s507
6º) Diego Hilel (Yamaha/1000 Light), Seubet Prt, a 47s264
7º) Ricardo Fox (BMW/1000 EVO), Bieffe Racing Team, a 1min11s982
8º) Julio Fortunato (BMW/1000 EVO), Sport Plus Racing, a 1min13s157
9º) Pedro Lins (BMW/1000 Master), Centermoto Racing, a 1min19s611
10º) Daw Pereira (BMW/1000 EVO), Cesar Barros Racing, a 1min20s500
11º) Eduardo Marques (Honda/1000 Light), Motobel Brothers, a 1min37s819
12º) Michel Abboud (Kawasaki/1000 Master), Norte Minas Racing Team, a uma volra
13º) Junio Cesar (Kawasaki/1000 Light), Sagrada Moto Racing, a uma volta
NÃO COMPLETARAM
Fabinho Alfinete (BMW/1000 Light), Sagrada Moto Racing
Mauriti Jr (Ducati/GP1000), Cesar Barros Racing
Melhor volta: Gandola, na 3ª, com tempo de 1min54s751, média de 137,157km/h

A sexta etapa está marcada para os dias 19 e 20 de outubro, em Cascavel, Paraná. O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Motul, Pirelli e LS2, além do apoio da Revista Duas Rodas. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional, e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação.