GP1000: Passarino vence a corrida sprint de sexta-feira em Interlagos

Em uma disputa entre argentinos pela ponta, melhor para o piloto da BG Race Team na abertura da terceira etapa, em Interlagos

A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade teve pódio totalmente argentino na corrida realizada na tarde desta sexta-feira (6), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Após disputas intensas, Mauro Passarino, da equipe BG Race Team, superou seus conterrâneos Sebastian Salom (W2V Motosports) e Agustin Donatti (Castrol), segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Os pilotos destacaram as dificuldades enfrentadas na corrida rápida no traçado paulista. “Fico muito feliz, porque a equipe merecia essa conquista. As condições da pista não estavam boas desde o início, mas conseguimos manter o ritmo”, frisou o vencedor, que, com esse pódio, conquistou sua primeira vitória na temporada.

Para o segundo colocado, o acerto da moto ainda não está ideal. “Foi um fim de semana difícil, sobretudo por causa do clima. Ainda não encontramos o setup perfeito para pista seca, mas vamos para uma boa corrida no sábado. Agora é ajustar a moto para estarmos fortes na próxima corrida”, afirmou Salom.

Agustin Donatti também comentou sobre a pista. “Minha equipe trabalhou muito. Sofremos bastante, porque tive uma queda na Superpole, o que me fez largar lá de trás. Este resultado é reflexo de todo o esforço que a equipe está fazendo. Só tenho a agradecer”, finalizou.

Na categoria 1000 Evo, a vitória ficou com Julio Fortunato (Sport Plus Racing), seguido por Ricardo Fox (Biefferacingteam/Triumph/Castrol) e Diego Hillel (Castrol). Já na 1000 Light, quem cruzou a linha de chegada em primeiro foi Wesley Lima (Sport Plus Racing), com Luiz Ferraz (Team Brasil) em segundo, e Thiago Fonseca (NRT) completando o pódio.

O complemente da rodada dupla da GP1000 será neste sábado (7), com 14 voltas e largada prevista para às 14h15. A corrida será transmitida ao vivo pelo Youtube do MOTO10000GP, pelo canal BandSports, plataforma Motorsport.com e RACER Network.

Na pista

No grid de largada, alinhados na primeira fila, estavam Gandola, Passarino e Theo Manna, prontos para a corrida Sprint, programada para nove voltas. Logo na largada, Sebastian Salom saltou da quarta para a primeira posição, seguido de perto por Mauro Passarino, enquanto Gandola ocupava o terceiro lugar. Matthieu Lussiana, que havia largado em último devido a problemas na classificação, já aparecia em sexto, mostrando grande recuperação.

Com a pista em condições mistas, apresentando trechos ainda molhados, os pilotos adotaram uma postura cautelosa nas voltas iniciais. No entanto, por se tratar de uma corrida mais curta, a intensidade aumentou a partir da terceira volta, quando os competidores passaram a arriscar mais. A disputa pela liderança ficou acirrada, com Passarino e Salom alternando a primeira posição na estreia da GP1000 nesta terceira etapa. Agustin Donatti acompanhava de perto em terceiro, enquanto Gandola e Lussiana lutavam para não perder contato com o pelotão da frente.

À medida que o traçado principal da pista secava, Passarino mostrou que não estava disposto a ceder terreno, registrando a volta mais rápida até então, com 1min41s117. Seu esforço foi recompensado na sexta volta, quando assumiu a liderança da prova.

Salom, porém, não se deu por vencido. Acelerou ainda mais e recuperou a ponta, cravando uma volta ainda melhor: 1min40s971. No entanto, um erro na Curva do Sol, ao perder o ponto de frenagem, custou caro ao piloto da moto 71, permitindo que Passarino retomasse a liderança.

A última volta foi de tirar o fôlego e, para muitos, poderia ser descrita como “insana”. Passarino e Salom protagonizaram um duelo roda a roda, elevando a emoção da corrida ao máximo. Com a bandeira azul sinalizando para os retardatários abrirem caminho, os dois argentinos aceleraram tudo o que podiam. No final, Passarino conseguiu segurar a ponta e foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, recebendo a bandeira quadriculada.

GP1000 – 1000 Evo – 1000 Light
(Resultada da corrida sprint desta sexta-feira após nove voltas)
1º) Mauro Passarino (BMW/GP1000), Bg Race Team, nove voltas em 16min19s456
2º) Sebastián Salom (BMW/GP1000), W2V Motosports, a 0s550
3º) Agustin Donatti (BMW/GP1000), Castrol, a 2s886
4º) Ramiro Gandola (BMW/GP1000), Agem Racing, a 6s235
5º) Matthieu Lussiana (Ducati/GP1000), Cesar Barros Racing, a 6s613
6º) Theo Manna (Kawasaki/GP1000), Ipiranga Bioleve Camargo Racing, a 10s177
7º) Julio Fortunato (BMW/1000 EVO), Sport Plus Racing, a 13s405
8º) Gustavo Silveira (Gão) (Kawasaki/GP1000), Pioneiro Motonil Motors, a 25s697
9º) Eduardo Burr (Yamaha/GP1000), Prt – Burr Motorsports, a 25s758
10º) Ricardo Fox (BMW/1000 EVO), Biefferacingteam/Triumph/Castrol, a 6s883
11º) Wesley Lima (BMW/1000 Light), Sport Plus Racing, a 16s300
12º) Luis Ferraz (BMW/1000 Light), Team Brasil, a 5s866
13º) Diego Hilel (BMW/1000 EVO), Castrol, a 9s247
14º) Gleidson Babinha (BMW/1000 EVO), Motobel Brothers, a 0s557
15º) Thiago Fonseca (Kawasaki/1000 Light), NRT, a 4s394
16º) Eduardo Marques (Honda/1000 Light), Motobel Brothers, a uma volta
17º) Marcelo Miarelli (BMW/1000 Light), Castrol, a uma volta
18º) Breno Pinto (BMW/1000 EVO), Agem Racing, a uma volta
NÃO COMPLETOU
NÃO COMPLETOU
Alex Barbosa (BMW/1000 Light), Pioneiro Motonil Motors
Paulo Grochoski (BMW/1000 Light), Xmotox Evo
Manow Martins (Kawasaki/1000 EVO), Pioneiro Motonil Motors
Melhor volta: Passarino, com 1min40s865

INGRESSOS E CREDENCIAIS

Os ingressos para a etapa de abertura do MOTO1000GP em Interlagos já estão disponíveis no Sympla, com opções para diferentes experiências a partir de R$15,00:

Club GP VIP: acesso exclusivo a uma área privilegiada, com coquetel e bebidas disponíveis no sábado em horário estabelecido. Inclui o boné oficial do MOTO1000GP.

Club GP Paddock: espaço com visão privilegiada para acompanhar a competição de perto, sem coquetel e sem bebidas. Inclui o boné oficial do MOTO1000GP.

Paddock Promo: espaço com visão privilegiada para acompanhar a competição de perto, sem coquetel e sem bebidas. Não inclui o boné oficial do MOTO1000GP.

Ingresso Arquibancada: opção mais acessível para curtir as corridas nas arquibancadas do autódromo. Não inclui o boné oficial do MOTO1000GP.

O evento oferece estacionamento gratuito (sem seguro) para carros e motos em todas as categorias de ingresso. As modalidades Club GP Vip e Club GP Paddock têm Combos Famílias, com descontos especiais. Para mais informações e aquisição de ingressos, acesse www.m1gp.com.br.

O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Canal RACER Brasil.