GP1000: Pódio internacional no GP Goiânia

Ramiro Gandola venceu novamente neste domingo (14)
Em prova de recuperação, líder do Campeonato mostrou poder de reação na terceira etapa do campeonato

Ramiro Gandola mostrou porque é o líder da GP1000, principal categoria da motovelocidade nacional. Largando na pole, o piloto argentino chegou a andar em oitavo e teve que acelerar forte para subir ao lugar mais alto do pódio na terceira etapa do MOTO1000GP, na tarde deste domingo (14), no Autódromo Internacional de Goiânia. O pódio foi todo argentino, com Mauro Passarino em segundo e Agustin Donatti em terceiro.

O vencedor, que leva as cores do time da Agem Racing, falou de sua visão da etapa deste domingo, a segunda corrida da rodada dupla na capital goiana. “Foi uma prova realmente dura. Tive problemas nos freios e acabei caindo algumas posições. Foi mesmo uma superação porque todos estão andando muito bem. Nosso time tem trabalhado muito e vamos seguir trabalhando”, disse o vencedor, visivelmente emocionado.

Seu compatriota Mauro Passarino, da BG Race Team, segundo colocado na corrida, também falou sobre sua superação. “Ano passado, tive uma queda forte, mas agora estou voltando bem. Nosso time tem ajustado tudo e estamos evoluindo a cada etapa. Hoje, mostramos o que temos e o que podemos para chegar forte na próxima etapa”, garantiu.

Superação foi mesmo o mote para os argentinos nesta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, como explicou o terceiro colocado, Agustin Donatti, piloto da Softtek Dezero. “Acabei caindo ontem (sábado) na primeira corrida. Isso poderia nos distrair, mas voltamos fortes. Foi uma corrida dura, difícil, porque estava bastante calor. Estou realmente muito feliz por correr neste campeonato que é muito bom. É um sentimento inexplicável”, completou.

Os vencedores das categorias que compõem o GP1000 também foram ao pódio na corrida deste domingo. Pela 1000 EVO, Júlio Fortunato, da Sport Plus Racing, foi o vencedor, seguido de Ricardo Fox, da Bieffe Racing Team, e Willian Barros, da Brothers Racing Team. Na 1000 Light, Diego Hilel, da Seubet PRT, garantiu sua segunda vitória na etapa, com Eduardo Marques, da Motobel Brothers, e Marcelo Miarelli, piloto da Softtek Dezero, completando o pódio. Na 1000 Master, vitória de Luis Ferraz, da Team Brasil. Pedro Lins, da Centermoto Racing, foi o segundo colocado, seguido de Pablo Nunes, em terceiro, pela Seubet PRT.

Na pista

As 14 voltas da segunda corrida da GP1000 no Autódromo Internacional de Goiânia começaram com os três argentinos na ponta. Ramiro Gandola, Mauro Passarino e Agustin Donatti puxavam o grid de largada.

Já na bandeira verde, Agustin saltou na ponta, mostrando que estaria mesmo decidido a sair de Goiás com a vitória. Gandola acabou falhando e caiu para quinto lugar, com Passarino em segundo, seguido de perto pelo brasileiro Joelsu Mitiko, piloto da equipe Softtek Dezero, em terceiro.

Na segunda volta, Mitiko foi para cima e assumiu o segundo posto, deixando Passarino em terceiro, com Agustin esticando na ponta. Foi quando Gandola acabou ficando para trás e chegou a andar em oitavo, tendo que fazer uma corrida de recuperação.

Depois disso, o líder do campeonato veio rasgando o traçado, baixando tempo e chegando a estabelecer a volta mais rápida, com 1min25s440 até aquele momento. Na sequência, Passarino abriu a quarta volta ultrapassando Mitiko, que não durou muito, pois o brasileiro devolveu a manobra e retomou o segundo posto. Enquanto isso, Gandola vinha forte e já aparecia em quarto, encostando nos ponteiros. A segunda posição passou a ter três pretendentes, com Mitiko se defendendo de Passarino e Gandola. Antes da quinta volta, Gandola acelerou e acabou fazendo uma passagem dupla, para assumir a vice-colocação.

Na segunda metade da prova, Ramiro Gandola ligou o “modo ataque” e começou a fazer calor nas costas do compatriota Agustin. Com o ritmo extremo e a melhor volta cravada em 1min25s343, Gandola vinha tirando mais de 1 segundo de vantagem e apertando o líder. Assim, os dois argentinos da ponta se afastaram do segundo pelotão, travando um duelo curva a curva pela liderança.

A pressão de Gandola surtiu efeito e ele tomou a ponta. Na décima volta, ele baixou ainda mais o tempo e cravou a melhor volta da corrida com 1min25s052, abrindo vantagem na liderança. Foi manter o ritmo para vencer em Goiânia e somar mais pontos na liderança do campeonato.

MOTO1000GP: GP1000/1000 EVO/1000 Light/1000 Master
(Resultado deste domingo após 14 voltas)
1º) Ramiro Gandola (BMW/GP1000), Agem Racing, 14 voltas em 20min09s324
2º) Mauro Passarino (BMW/GP1000), Bg Race Team, a 2s447
3º) Agus Donatti (BMW/GP1000), Softtek Dezero, a 4s659
4º) Joelsu Mitiko (BMW/GP1000), Softtek Dezero, a 12s589
5º) Theo Manna (Kawasaki/GP1000), Camargo Bioleve Racing, a 13s686
6º) Julio Fortunato (BMW/1000 EVO), Sport Plus Racing, a 19s772
7º) Mauriti Jr (Ducati/GP1000), Cesar Barros Racing, a 24s463
8º) Ricardo Fox (BMW/1000 EVO), Bieffe Racing Team, a 39s456
9º) Diego Hilel (Yamaha/1000 Light), Seubet Prt, a 48s929
10º) William Barros (Kawasaki/1000 Light), Brothers Racing Team, a 51s599
11º) Eduardo Marques (1000 Light), Motobel Brothers, a 53s551
12º) Peri Cunha (BMW/1000 EVO), Softtek Dezero, a 54s530
13º) Luis Ferraz (BMW/1000 Master), Team Brasil, a 60s253
14º) Pedro Lins (BMW/1000 Master), Centermoto Racing, a 60s289
15º) Gleidson Babinha (BMW/1000 EVO), Motobel Brothres, a 68s761
16º) Pablo Nunes (Yamaha/1000 Master), Seubet Prt, a 87s113
17º) Daw Pereira (BMW/1000 EVO), Cesar Barros Racing, a 7 voltas
18º) Marcelo Miarelli (BMW/1000 Light), Softtek Dezero, a 10 voltas
19º) Iovandes Natural (BMW/1000 Light), W.vaz Racing, a 13 voltas
Melhor volta: Ramiro Gandola, com 1min25s052

O GP Cascavel, válido pela quarta etapa do MOTO1000GP será nos dias 17 e 18 de agosto no Autódromo Internacional de Cascavel Zilmar Beux. O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). A Band Sucesso e a Rádio Bandeirantes são apoiadoras locais do GP Goiânia. O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Motul, Pirelli e LS2, e o apoio da Revista Duas Rodas. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no canal BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirante de comunicação.