Kaká Fumaça é o primeiro vencedor da Daytona 660 Cup no MOTO1000GP

Categoria estreou na segunda etapa, no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), com disputas acirradas no traçado mais técnico da temporada

Foi um domingo marcante na história do MOTO1000GP. O dia ensolarado e quente no traçado do Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), foi cenário da estreia da categoria Daytona 660 Cup no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Tendo as motos Triumph como protagonistas, a categoria reuniu um grid com jovens promessas e nomes já consagrados da motovelocidade nacional.

Na pista, a torcida mineira acompanhou de perto grandes disputas e a vitória “quase tranquila” do piloto Kaká Fumaça, que carrega o número 36 na carenagem e defende a equipe Projeto P1. Completaram o pódio da primeira corrida da Daytona 660 Cup Leo Henry, da BG Race Team, em segundo lugar, e Hebert Pereira, da W2V Motosports, em terceiro.

Muito emocionado pela vitória, Fumaça comentou sua conquista. “Confesso que arrepiei. Essa primeira vitória da categoria me deixa honrado”, declarou ele, que teve um início de prova bastante movimentado. “Tive uma disputa muito acirrada com o Pedro Balla ali no começo, mas, infelizmente, ele escorregou”, contou. “Foi difícil administrar e segurar o ritmo, porque o nosso instinto é acelerar cada vez mais. Mas só tenho a agradecer a todos que torceram e à equipe, que fez um trabalho incrível”, completou.

Pela Daytona 660 Light, Fabricio Zamperetti, com as cores da Ipiranga Bioleve Camargo Racing, foi o vencedor. Maurício Marques (DRT Racing Team) terminou em segundo e Flávio Trevizan (PRT Racing Team) completou o pódio em terceiro.

“A moto é incrível, o nível está muito alto, me diverti bastante e acho que ainda dá pra evoluir um pouquinho mais. Estou muito satisfeito com o resultado. Agora é bora pra Interlagos, treinar mais e chegar mais preparado lá pra fazer mais uma bela corrida”, declarou Zamperetti ao fim da prova.

Na pista
A expectativa antes da largada era grande. Alinhado no grid, Kaká Fumaça já demonstrava confiança e entusiasmo com sua nova moto. “A moto é incrível, gostei muito dela e fiquei surpreso com a qualidade. Por ser uma moto nova, ainda estamos ajustando o setup, mas fizemos um bom acerto. Vamos ver na corrida. O importante é estudar e entender como a categoria vai se desenvolver”, declarou.

Na primeira fila, Pedro Balla, da Cajuru Racing, largou na pole position, tendo Kaká Fumaça ao seu lado e Cauã Buzo (Pioneiro Motonil Motors) completando a trinca inicial. Balla manteve a liderança na largada, pressionado de perto por Fumaça, enquanto Buzo travava duelo com Cauã Rodrigues logo atrás.

A disputa intensa abriu espaço para Hebert Pereira e Leo Henry, que aproveitaram a briga à frente para avançar e assumir a terceira e quarta posições, respectivamente. Logo depois, Henry mostrou ousadia e habilidade, superando Pereira e assumindo o terceiro lugar.

Na terceira volta, veio um dos momentos decisivos da prova. Pedro Balla, pressionado na luta pela ponta, acabou sofrendo uma queda. Kaká Fumaça não desperdiçou a oportunidade, acelerou forte e abriu vantagem de mais de seis segundos sobre o segundo colocado, Leo Henry, com Hebert Pereira em terceiro. Com metade das 11 voltas completadas, Fumaça seguia firme na liderança, enquanto Henry e Pereira protagonizavam uma batalha intensa pelo segundo lugar, reduzindo a diferença para o líder a cada volta. Na última volta, Pereira partiu para o ataque, mas Henry defendeu sua posição.

Com regularidade desde o início, Kaká Fumaça cruzou a linha de chegada em primeiro, consagrando-se vencedor da etapa. Leo Henry garantiu o segundo lugar, seguido de perto por Hebert Pereira, que completou o pódio.

MOTO1000GP — 2ª Etapa — Curvelo (MG)

Daytona 660 Cup – Daytona 660 Light
Resultado da prova deste domingo (18) após 11 voltas
1º) Kaka Fumaca (Triumph/Daytona 660 Cup), Projeto P1, 11 voltas em  
22s36min622
2º) Léo Henry (Triumph/Daytona 660 Cup), Bg Race Team, a 1s936
3º) Hebert Pereira (Triumph/Daytona 660 Cup), W2V Motosports, a 2s767
4º) Joao Fascineli (Triumph/Daytona 660 Cup), Fascineli Racing, a 17s812
5º) Caua Rodrigues (Triumph/Daytona 660 Cup), Drt Racing Team, a 20s429
6º) Welber Barros (Triumph/Daytona 660 Cup), Brothers Racing Team, a 39s720
7º) Fabrício Zamperetti (Triumph/Daytona 660 Light), Ipiranga Bioleve Camargo Racing, a 40s245
8º) Alexandre Colorado (Triumph/Daytona 660 Cup), Colorado Racing Team, a 50s802
9º) Lucas Bessa (Triumph/Daytona 660 Cup), Pioneiro Motonil Motors, a 51s649
10º) Mauricio Marques (Triumph/Daytona 660 Light), Drt Racing Team, a 58s526
11º) Flavio Trevizan (Triumph/Daytona 660 Light), Prt Racing Team, a 1m09s866
12º) Vicente Artega (Triumph/Daytona 660 Light), Kavo Racing Team, a 1m10s595
13º) Thiago Rivera (Triumph/Daytona 660 Light), Cesar Barros Racing, a 1m13s825
14º) Cleber Araujo (Triumph/Daytona 660 Light), Cajuru Racing, a 1m35s582
15º) Olimpio Filho (Triumph/Daytona 660 Light), Kavo Racing Team, a 1m42s833
16º) Geovani Batalha (Triumph/Daytona 660 Light), Bg Race Team, a uma volta
17º) Tiago Crespo (Triumph/Daytona 660 Light), Drt Racing Team, a uma volta
18º) Anderson Felipe (Triumph/Daytona 660 Light), Colorado Racing Team, a uma volta
19º) Lincoln Camilo (Triumph/Daytona 660 Light), Cajuru Racing, a uma volta
20º) Ayres Filho (Triumph/Daytona 660 Light), Colorado Racing Team, a uma volta
21º) Beto Mendes (Triumph/Daytona 660 Light), Kavo Racing Team, a uma volta
22º) Rafael Capua (Triumph/Daytona 660 Light), Club Trackday, a cinco voltas
NÃO COMPLETARAM
Pedro Balla (Triumph/Daytona 660 Cup), Cajuru Racing
Caua Buzo (Triumph/Daytona 660 Cup), Pioneiro Motonil Motors
Melhor volta: Pedro Bala, com 2min01s250, média de 129,020  km/h

A Daytona 660 Cup é uma categoria inovadora do MOTO1000GP, desenvolvida em parceria com a Triumph Motorcycles Brasil, icônica montadora britânica. Estreando na temporada de 2025, a competição é pioneira no mundo ao reunir exclusivamente motos do modelo Daytona 660 em um grid padronizado. A iniciativa proporciona um ambiente de alto nível técnico, ao mesmo tempo em que mantém a acessibilidade para pilotos em ascensão.

O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Canal RACER Brasil.