A quinta etapa do MOTO1000GP, no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), será realizada nos dias 14 e 15 de setembro. Esta é a segunda vez que o campeonato visita o circuito mineiro na temporada; a primeira passagem foi durante a segunda etapa, em maio.
O Circuito dos Cristais tem 4.400 metros de extensão, sendo a pista mais longa do calendário, e conta com sete curvas para a direita, 11 para a esquerda e um desnível de 31 metros. A pista é de média velocidade e apresenta voltas longas. Com diversas características técnicas, como um grande número de curvas, variações de altitude, uma reta de 840 metros e vários pontos para ultrapassagens, o circuito também se destaca pelas amplas áreas de escape e caixas de brita.
A programação do MOTO1000GP em Curvelo contará com disputas em rodada dupla das categorias GP1000, GP600 e Motul 300V Cup/GP300, além da Mottu 2H Endurance, prova de longa duração. Entre a sexta-feira (13) e o domingo (15), também será realizado o Track Day, com inscrições abertas para motos de 600cc e 1000cc.
A quinta etapa abre a segunda metade do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, e os pilotos já começam a pensar na estratégia para a reta final da temporada, visando o título. Com quatro rodadas duplas ainda em disputa, além de Curvelo, o MOTO1000GP tem provas marcadas para Cascavel (PR), Goiânia (GO) e São Paulo (SP).
600 Light: estreantes dominam, com Kik Tavares na liderança
Na 600 Light, categoria que divide grid com a GP600, a disputa está acirrada entre três estreantes. Kik Tavares, da equipe PRT, lidera com 130 pontos. Vindo da Yamalube R3 bLU cRU LA Cup, ele tem mantido regularidade nas etapas realizadas, conseguindo acumular pontos importantes e se destacando na transição para uma nova categoria.
“Foi uma surpresa me ver líder do campeonato, já que eu nunca tinha pilotado uma moto de 600 cilindradas e, vindo da R3, achei que a adaptação seria mais fácil. No começo, a velocidade da 600 me assustou. Acho que estou na liderança porque terminei todas as corridas, sempre com a moto em perfeitas condições, graças à equipe”, considera Kik Tavares.
“Subi ao pódio em todas as corridas, ganhei duas provas e sempre fiquei entre os três primeiros. Com 27 pontos de vantagem, minha meta é manter essa regularidade até o fim do campeonato. Ser campeão na primeira temporada na 600 seria um sonho. A base da R3 Cup foi essencial, especialmente pela competitividade da categoria”, completou o líder da 600 Light.
Na segunda posição, com 103 pontos, está Marcos Fortunato, da SportPlus Racing. Em sua primeira temporada completa no MOTO1000GP, Fortunato tem se mostrado consistente ao longo das provas, o que o mantém entre os líderes da categoria. A diferença de pontos em relação ao líder indica uma disputa ainda aberta para as próximas etapas.
“Curvelo será mais difícil. A segunda etapa foi minha estreia na pista e tive bastante dificuldade. Meu foco é manter a regularidade e pontuar em todas as corridas sem perder etapas. Em Curvelo, se eu conseguir um pódio, mesmo que seja um terceiro lugar, já ficarei muito satisfeito. Depois, nas três últimas etapas, o objetivo será buscar a vitória, pois o campeonato ficará mais disputado e cada ponto será decisivo”, acredita Marcos Fortunato, segundo colocado na categoria.
Douglas Andrade (PRT) é o terceiro colocado, com 85 pontos. Também em sua primeira temporada completa na competição, Andrade vem construindo sua campanha e se mantendo próximo dos líderes.
O MOTO1000GP, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato é patrocinado por Yamaha, Motul, Pirelli e LS2, e conta com o apoio da Revista Duas Rodas. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no canal BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação.