Motul 300V Cup: primeira troca de óleo programada é realizada em Interlagos

A equipe técnica da Motul acompanhou o procedimento realizado após os treinos livres de quinta-feira

Após os treinos livres da terceira etapa da temporada 2025 do MOTO1000GP no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), foi realizada a primeira manutenção programada nas motos da categoria Motul 300V Cup.

A equipe técnica do MOTO1000GP, em conjunto com o time de especialistas da Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, supervisionou todo o processo. O óleo fornecido foi o Motul 300V FACTORY LINE ROAD RACING 10W40, que dá nome à categoria, para todas as motos participantes.

“A saúde das motos e do lubrificante é acompanhada a partir da coleta de amostras que são realizadas junto às equipes em parque fechado. A análise dos resultados funciona como um exame de sangue da categoria, onde podemos explicar algum acontecimento em pista ou antecipar problemas mecânicos.” diz Caio Freitas, Engenheiro de Aplicações da Motul Brasil. “A troca realizada acontece de modo preventivo para seguirmos com o cumprimento do calendário de acompanhamento previsto no início do ano” completa Caio.

A troca foi realizada pelas equipes responsáveis pela manutenção das motos, com acompanhamento no processo de deslacre, troca e novo lacre. O procedimento, que visa garantir a segurança e o desempenho das motos na competição, estava previsto em regulamento e será realizado periodicamente até o fim da temporada.

A Motul 300V Cup teve um fim de semana histórico em Interlagos, com Helena Oregana se tornando a primeira mulher a conquistar uma pole position no MOTO1000GP. A piloto da BG Race Team brilhou em uma sessão desafiadora, marcada por trechos de pista seca e molhada, e garantiu o primeiro lugar no grid com muita emoção. Ao seu lado na primeira fila, alinharam Alex Bernardes e Vladimir Correa, que também liderou entre os pilotos da categoria 300 Master.

Na corrida de sábado, a emoção se manteve até a linha de chegada. Gustavo Viana, da Team Brasil, venceu com apenas 0s082 de vantagem sobre Cauã Rocha, após aplicar uma estratégia precisa ao buscar o vácuo na última volta. Vladimir Correa completou o pódio, seguido por Gustavo Bernardes e Helena Oregana. A diferença entre os cinco primeiros foi de apenas 0s222, evidenciando o equilíbrio e o alto nível técnico da categoria.

Sobre a categoria

A Motul 300V Cup é a categoria de 300cc subsidiada pela multinacional francesa Motul, especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia. As motos foram entregues na primeira etapa após manutenção na pré-temporada, vistoria e aferição no dinamômetro. A partir desse momento, passam a ser de responsabilidade dos pilotos, que devem garantir sua revisão e manutenção. Elas devem ser apresentadas em condições de corrida no processo de vistoria realizado em todas as etapas.

Para garantir a paridade, todas as motos são lacradas. Isso inclui filtro de óleo, bujão do cárter e módulo de injeção de combustível. Os lacres numerados são controlados pela organização para barrar alterações fora do regulamento.

A seleção do lubrificante oficial da categoria foi feita para manter o alto nível de disputa na pista. O Motul 300V foi escolhido para ser utilizado durante toda a temporada, pois permite que os pilotos consigam explorar o máximo desempenho do motor na pista, sem comprometer a confiabilidade e a resistência ao desgaste.