Na GP600, vitória dupla de Pedro Valiente na etapa de Cascavel no MOTO1000GP

O piloto paraguaio venceu as duas corridas do fim de semana de velocidade em Cascavel

Foi um final de semana “perfeito” para o paraguaio Pedro Valiente, que venceu as duas corridas da rodada dupla da GP600, na quarta etapa do calendário do MOTO1000GP, disputada no fim de semana no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR). Ele superou o argentino Emiliano Lancioni, da equipe Team Spoiler, que ficou em segundo lugar. O brasileiro João Fascineli, da equipe Fascineli Racing, completou o pódio na terceira colocação.

Assim como no sábado (17), o piloto da equipe PRT repetiu o lugar mais alto do pódio na corrida do domingo (18). “É a primeira vez que venço as duas corridas”, disse ele, visivelmente cansado após a chegada. “Os ‘meninos’ andaram muito. O nível está muito alto e nos faz querer melhorar cada vez mais. Eu sempre vou brigar pela ponta, e o legal é que as disputas são sempre limpas e respeitosas”, concluiu.

Emiliano Lancioni, segundo na corrida, mostrou-se satisfeito com o resultado. “Hoje estou muito feliz; a corrida foi boa e muito melhor do que ontem. Nossa moto estava bem ajustada, e eu consegui baixar meus tempos. Só tenho a agradecer à minha equipe, que trabalhou muito para que eu pudesse correr hoje”, contou.

Representando o Brasil no pódio, João Fascineli destacou o trabalho em equipe e os desafios enfrentados na pista do Oeste Paranaense. “Foi um final de semana difícil, tanto para ajustar os detalhes quanto para mim, que nunca havia corrido nesta pista. Cascavel é um circuito bem veloz e muito técnico, exige bastante. Mas conseguimos manter um bom ritmo e ainda conquistar este pódio”, comemorou.

Nas outras categorias que compõem a GP600, Kik Tavares e Douglas Andrade, ambos da equipe Agem Racing, além de Marcos Fortunatto, da PRT, formaram o pódio da 600 Light. Já na categoria 600 Master, o time da PRT fez a festa com três pilotos no pódio: Hilton Loureiro em primeiro, seguido por Marcos Kawasaki e Flávio Trevisan.

Na pista

Puxando a primeira fila, o argentino Emiliano Lancioni largou bem, seguido por Eduardo Burr, da Cesar Barros Racing, e Pedro Valiente na terceira posição. Ainda na primeira volta, Burr mostrou que ditaria o ritmo, com o paraguaio Pedro Valiente e João Fascineli em seu encalço.

Os pilotos mantiveram uma disputa acirrada na primeira parte da prova, começando a se distanciar do segundo pelotão na segunda metade. A seis voltas do fim, Valiente, então na terceira colocação, começou a pressionar os líderes com um ritmo forte. Na volta 12 das 16 previstas, Eduardo Burr, que vinha em um bom ritmo, teve a infelicidade de enfrentar um problema mecânico, o que o forçou a abandonar a prova quando tinha chances reais de pódio. De olho na vitória, Pedro Valiente aumentou a pressão, impondo um ritmo intenso, e completou a prova a 350 milésimos do segundo colocado, além de registrar a volta mais rápida da corrida, com 1min05s548.

MOTO1000GP – GP Cascavel – GP600/600 Light/600 Master
(Resultado da prova deste sábado após 16 voltas)
1º) Pedro Valiente (Yamaha/GP600), Prt, 16 voltas em 17min40s915
2º) Emiliano Lancioni (Honda/GP600), Team Spolier, a 0s350
3º) João Fascinelli (Kawasaki/GP6000), Fascinelli Racing, a 12s889
4º) Kik Tavares (Kawasaki/600 Light), Agem Racing, a 52s398
5º) Douglas Andrade (Kawasaki/600 Light), Agem Racing, a 55s039
6º) Hilton Loureiro (Kawasaki/600 Master), Prt, a 56s992
7º) Marcos Kawasaki (Kawasaki/600 Master), Prt, a 70s510
8º) Flavio Trevizan (Kawasaki/600 Master), Prt, a 83s625
9º) Marcos Fortunato (Kawasaki/600 Light), Sport Plus Racing, a 1 volta
10º) Eduardo Burr (Yamaha/GP600), Cesar Barros Racing, a 3 voltas
Melhor volta: Pedro Valiente, 1min05s548, na 6ª volta, média de 165,593km/h

A quinta etapa do campeonato será no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), entre os dias 14 e 15 de setembro. O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato tem o patrocínio da Yamaha, Motul, Pirelli e LS2, e o apoio da Revista Duas Rodas. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no canal BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação.