Uma corrida de tirar o fôlego. Assim pode ser definida a GP1000, principal categoria do MOTO1000GP, que na tarde deste sábado, 7 de junho, teve sua segunda corrida da terceira etapa no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Para alegria do time Bg Race Team, Mauro Passarino, que havia vencido na sexta-feira, repetiu o feito após o pneu furado do então líder do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Em segundo lugar chegou outro argentino, Sebastian Salom, da equipe W2V Motosports. O francês Matthieu Lussiana, que defende as cores da Cesar Barros Racing, completou o pódio.
Para Passarino, a vitória foi fruto do esforço coletivo nesta etapa. “Essa dupla vitória tem um gosto muito especial porque foi um trabalho forte da equipe, que foi ao limite. No começo da corrida eu estava buscando seguir os líderes, mas na última parte apertei o ritmo” afirmou. “Fico feliz em poder somar pontos importantes. Duas vitórias é inesquecível com certeza” comemorou.
“Depois das primeiras voltas achei que poderia brigar pela vitória. Na parte final foi mais complicado porque o Mauro estava muito rápido. Mas estou muito feliz por essa colocação” disse Sebastian Salom.
Vindo de uma prova de recuperação notável, o francês Matthieu Lussiana comentou as dificuldades enfrentadas na corrida. “Esse pódio para mim foi como uma vitória. O desgaste foi muito intenso. Eu iria tentar mais, mas optei por manter a posição para chegar bem. Estou muito feliz porque não pensava em chegar ao pódio. Vamos ajustar para a próxima corrida” completou.
Na categoria 1000 EVO, o vencedor foi Julio Fortunato, da Sport Plus Racing. Manow Martins, da Pioneiro Motonil Motors, chegou em segundo, seguido por Ricardo Fox, da Biefferacingteam Triumph Castrol. Já na 1000 Light, Wesley Lima venceu com a moto da Sport Plus Racing. Luis Ferraz, do Team Brasil, e Paulo Grochoski, da Xmotox Evo, completaram o pódio.
Na pista
Com a pista seca, a expectativa era de disputas intensas pela vitória. Na pole position estava o líder da temporada, o argentino Ramiro Gandola, seguido de perto pelo compatriota Mauro Passarino. O brasileiro Theo Manna completava a primeira fila do grid.
Assim que as luzes se apagaram, Gandola tentou abrir vantagem, mas Eduardo Burr acelerou forte e assumiu a segunda colocação. No entanto, Sebastian Salom não permitiu que o pelotão da frente se distanciasse e conquistou o segundo posto ainda antes da abertura da segunda volta. Destaque também para o francês Matthieu Lussiana, bicampeão do MOTO1000GP, que largou da última posição e já aparecia em quinto lugar.
Antes mesmo da metade da prova, Salom partiu para cima de Gandola e chegou a assumir a liderança. O argentino reagiu rapidamente e retomou a ponta. Na oitava volta, quando Gandola parecia controlar a corrida com tranquilidade, um pneu furado o tirou da disputa e abriu caminho para Mauro Passarino assumir a liderança, com Salom em segundo. Lussiana, em grande recuperação, já figurava em terceiro.
Na última volta, Passarino e Salom protagonizaram um duelo emocionante. O argentino segurou a liderança sob forte pressão. Lussiana acompanhava de perto e tentava se aproximar. Nos metros finais, melhor para Passarino, que cruzou a linha de chegada em primeiro e garantiu a vitória.
GP1000 – 1000 Evo – 1000 Light
(Resultada da corrida desta sábado após 13 voltas)
1º) Mauro Passarino (BMW/GP1000), Bg Race Team, 13 voltas em 22min41s867
2º) Sebastián Salom (BMW/GP1000), W2V Motosports, a 0s231
3º) Matthieu Lussiana (Ducati/GP1000), Cesar Barros Racing, a 1s400
4º) Theo Manna (Kawasaki/GP1000), Ipiranga Bioleve Camargo Racing, a 8s686
5º) Julio Fortunato (BMW/1000 EVO), Sport Plus Racing, a 29s446
6º) Manow Martins (Kawasaki/1000 EVO), Pioneiro Motonil Motors, a 29s518
7º) Gustavo Silveira (Gão) (Kawasaki/GP1000), Pioneiro Motonil Motors, a 29s679
8º) Ricardo Fox (BMW/1000 EVO), Biefferacingteam/Triumph/Castrol, a 42s641
9º) Diego Hilel (BMW/1000 EVO), Castrol, a 55s909
10º) Wesley Lima (BMW/1000 Light), Sport Plus Racing, a 1min03s948
11º) Luis Ferraz (BMW/1000 Light), Team Brasil, a 1min20s253
12º) Paulo Grochoski (BMW/1000 Light), Xmotox Evo, a 1min21s691
13º) Eduardo Marques (Honda/1000 Light), Motobel Brothers, a 1min21s762
14º) Marcelo Miarelli (BMW/1000 Light), Castrol, a 1min24s427
15º) Gleidson Babinha (BMW/1000 EVO), Motobel Brothers, a 1min28s947
16º) Alex Barbosa (BMW/1000 Light), Pioneiro Motonil Motors, a 1min28s931
17º) Thiago Fonseca (Kawasaki/1000 Light), NRT, a uma volta
18º) Breno Pinto (BMW/1000 EVO), Agem Racing, a uma volta
NÃO COMPLETARAM
Ramiro Gandola (BMW/GP1000), Agem Racing
Agustin Donatti (BMW/GP1000), Castrol
Melhor volta: Theo Manna, com 1min38s239
A quarta etapa da temporada 2025 da competição será nos dias 2 e 3 de agosto no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG). O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Canal RACER Brasil.